Existem várias espécies de chá. Os seus benefícios para a saúde são muitos, variados e reconhecidos. Nos períodos de maior calor, prepare-os, deixe-os arrefecer e guarde-os no frigorífico. Conheça, de seguida, as vantagens de cada um e escolha o melhor para si. Se preferir, pode enriquecê-los com rodelas de limão, de laranja ou de lima ou ainda com frutos vermelhos ou ainda com pedaços de maçã, pera ou pêssego.

1. Chá verde

Feito a partir de folhas de chá fervidas, é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de cancro e doenças neurológicas como o Parkinson e o Alzheimer. Também previne as doenças cardiovasculares. Além disso, favorece a eliminação de gordura e equilibra os níveis de colesterol.

2. Chá preto

Produzido com folhas de chá fermentadas, é rico em teína, não sendo por isso recomendado para a noite. O seu consumo pode proteger os pulmões contra os efeitos do fumo do cigarro e reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), como confirmam inúmeros estudos internacionais.

3. Chá branco

É chá em estado puro, sem tratamento ou fermentação e, por isso, o mais eficaz na prevenção de doenças oncológicas, oculares e cardiovasculares. Depois de o preparar, deixe-o arrefecer e leve-o num jarro ao frigorífico para saborear depois. É muito hidratante.

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