A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) considera que a legalização da eutanásia irá destruir e medicina e afetar “gravemente” a relação entre o médico e o doente.
O diretor do serviço de otorrino do hospital Santa Maria, Lisboa, entregou no Ministério Público uma queixa-crime por difamação e denúncia caluniosa contra a direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e contra cinco colegas otorrinolaringologistas.
Doze diretores de serviço do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, alertaram hoje para o “risco iminente de colapso nas urgências de Pediatria e Obstetrícia” e para a “absoluta carência de médicos” na unidade hospitalar.
Um estudo realizado por investigadores do Porto concluiu que a intervenção de enfermeiros especialistas em saúde mental, aliada à medicação, é significativamente mais eficaz a reduzir os níveis de ansiedade quando comparada com o tratamento apenas com medicamentos.
Depois da cirurgia de alongamento do pénis, a moda do branqueamento está a ganhar contornos na Tailândia e a causar receio na comunidade científica, sobretudo entre os cirurgiões plásticos reunidos esta semana num congresso internacional em Paris.
A despesa do IPO em medicamentos oncológicos aumentou de 30 para 50 milhões de euros, nos últimos três anos. A revelação é feita por Francisco Ramos, presidente do Instituto Português de Oncologia numa entrevista conjunta à TSF e ao Diário de Notícias.
O consumo de leite caiu nos últimos dez anos em Portugal, potenciado pela “desinformação” que contribuiu para que as bebidas vegetais ganhassem espaço no mercado nacional, segundo a Fenalac.
Mais de 5.500 utentes beneficiaram do programa de rastreio ao cancro oral em quase quatro anos de funcionamento, tendo sido detetados 129 casos de lesões malignas e outras 168 potencialmente malignas.
A Ordem dos Enfermeiros avisa que as unidades de cuidados na comunidade estão “votadas ao abandono”, sem meios humanos e equipamentos, considerando que isso condena ao fracasso uma reforma dos cuidados de saúde primários.
A injeção de pequenas quantidades de dois agentes imunitários em tumores sólidos conseguiu eliminar todos os vestígios de cancro em ratinhos, incluindo metástases disseminadas não tratadas, de acordo com um novo estudo publicado pelo Centro Médico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Os responsáveis pelo projeto do BE sobre despenalização da morte assistida, João Semedo e José Manuel Pureza, afirmaram hoje ter tido uma conversa "muito produtiva, muito sincera" com o Presidente da República sobre esta matéria.
O Centro Universitário e Hospitalar do Algarve (CHUA) precisa de 100 auxiliares de ação médica para suprir as necessidades de pessoal, alertou hoje uma dirigente sindical, no último dia da greve dos trabalhadores em funções públicas do CHUA.
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) esta a realizar um estudo sobre o que pode levar os jovens médicos a fixarem-se no interior do país, a pedido do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, reafirmou hoje o objetivo do Governo em cumprir a meta da criação de 100 unidades de saúde familiar (USF) até ao final da legislatura.
O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, afirmou hoje que a espera nas urgências no pico da gripe foi este ano mais reduzida, um resultado atribuído aos profissionais pelo bastonário dos médicos que reitera a falta de recursos.
A Ordem dos Médicos considera um retrocesso os objetivos definidos pelo Governo para a criação de unidades de saúde familiar (USF) e vai escrever ao ministro da Saúde a apelar para que o despacho seja alterado.
O ministro da Saúde afirmou hoje que está estabilizado o surto de doença do legionário do hospital CUF Descobertas, afirmando que, a partir de março, o Governo pretende ajudar os hospitais a "apertar a malha" no controlo da bactéria legionela.
Alexandra Silva tem 38 anos e aos 28 soube que tinha cancro na mama direita. Depois de uma dupla mastectomia, descobriu que tinha também um tumor no peito esquerdo. Fez duas cirurgias e várias sessões de quimioterapia. Hoje, Alexandra sente-se com saúde, mas não saudável. A 4 de fevereiro assinala-s
Os oito novos equipamentos previstos no programa "LisBoa - cidade de todas as idades", hoje apresentado pela Câmara e Santa Casa da Misericórdia da capital, irão contar com mil vagas para idosos em estruturas residenciais e cuidados continuados.
O Presidente da República defendeu hoje que é preciso repensar todos os setores da saúde, não só debatendo o que cabe a cada um mas vendo se há capacidade para responder a todas as necessidades.
O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) realizou em 2017 um total de 175 cirurgias bariátricas para correção de problemas associados à obesidade, que a diretora clínica desse equipamento considera "uma das epidemias do século XXI".
A associação que representa as unidades de saúde familiar (USF) manifesta-se desiludida com os objetivos definidos pelo Governo e vai desenvolver iniciativas para “obrigar à alteração” do diploma que definiu o número de USF para este ano.
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade projetos de resolução do BE, PCP e PAN recomendando melhores condições de acesso a emissões televisivas à população surda, com mais horas de tradução em língua gestual e legendas.