O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) garantiu hoje que o internamento de doentes em macas no Serviço de Urgência, situação denunciada pela Ordem dos Enfermeiros, "estará resolvido no fim da próxima semana".
Chama-se "Angiostrongylus cantonensis", vive nos pulmões dos ratos e pode ser contraído pelos seres humanos através da ingestão de caracóis ou caranguejos. Não há, no entanto, registo de casos de infeção por este parasita em Portugal.
O plástico é uma fonte importante de gases com efeito de estufa, nomeadamente os sacos de plástico, que produzem metano enquanto se degradam, alerta um novo estudo.
Portugal foi o terceiro país da União Europeia (UE) onde a produção de cerveja com álcool mais cresceu em 2017, indica um estudo do Eurostat, que revela que foram produzidos quase 81 litros por cidadão no espaço comunitário.
Um desequilíbrio da acidez e alcalinidade (pH) nas células do cérebro pode ser uma das causas de Alzheimer, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.
Portugal continental, o arquipélago da Madeira e o grupo Central dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Apenas os grupos Oriental e Ocidental dos Açores têm um risco elevado.
As gaivotas que habitam no Porto tanto se alimentam de queques e carne na Baixa da cidade, como comem peixe ao longo do rio Douro até Pinhão (Vila Real) e vão à lota de Matosinhos, revela um estudo científico.
O presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISUP) admite que as gaivotas são um problema de saúde pública e sugere à população que deixe de dar alimento àquelas aves.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional-Alentejo (CCDRA) alerta que o limiar dos valores de concentração de ozono está a ser ultrapassado em Monte Chãos, no concelho de Sines.
Cientistas sugerem que o método tradicional de cozinhar o arroz pode deixar o consumidor exposto a metais como o arsénio, que em grandes quantidades podem causar vários problemas de saúde, alguns deles fatais.
A bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirmou hoje que falta contratar 700 enfermeiros, de acordo com o levantamento feito pela Ordem, para a aplicação das 35 horas nos hospitais de todo o país.
Um surto de esgana detetado no canil intermunicipal do Alto Minho, situado em Ponte de Lima, vai obrigar ao abate de 50 cães, sendo que outros 80 estão em quarenta, disse hoje o vice-presidente da CIM do Alto Minho.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira manifestou-se hoje apreensiva com a decisão de encerramento do Serviço de Atendimento Complementar da Póvoa de Santa Iria da Azóia, referindo que solicitou uma reunião à tutela.
Todos os quase oito mil utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santo André, em Vila Nova de Poiares, vão ter médico de família em setembro, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
O grupo parlamentar do BE mostrou-se hoje preocupado com o "forte ataque" de uma praga aos campos de mirtilos na região de Lafões, que "está a inviabilizar toda a produção", ao destruir a baga.
A Ordem dos Enfermeiros estima que cerca de dez doentes estejam internados em macas no Serviço de Urgência do Hospital de Vila Nova de Gaia quando, disse hoje à Lusa um responsável, "existem camas livres" no mesmo equipamento hospitalar.
A francesa Sanofi é a mais recente empresa do setor farmacêutico a anunciar que está a armazenar medicamentos devido à incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Europeia.
Algumas superbactérias dos hospitais estão a tornar-se cada vez mais resistentes aos desinfetantes à base de álcool que estão presentes nos produtos para higienização das mãos, o que permite que as infeções aumentem, aponta um estudo australiano.
Vários vídeos e fotos divulgados nas redes sociais sobre a suposta produção de arroz a partir de plástico provocaram alarme em vários países e derrubaram as vendas do produto na Bolívia.
O PSD de Vila Nova de Poiares alertou hoje para a falta de médicos no concelho, o que coloca a Unidade de Saúde Familiar USF de Santo André numa “situação crítica”.
As unidades de saúde da região Centro estão preparadas, caso haja necessidade, para aumentar os recursos humanos face à onda de calor que afeta Portugal, disse hoje à agência Lusa o diretor regional do departamento de saúde pública.