Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores, à exceção da ilha das Flores, têm hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Os gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em todo no mundo em 2017, um ano marcado por temperaturas anormalmente elevadas e uma fusão do gelo sem precedentes no Ártico, segundo um documento de referência publicado na quarta-feira.
Dez instituições ligadas à saúde do continente e ilhas vão receber apoio do Programa Humaniza, traduzido em mais de cem mil euros para cada uma para reforçar as equipas de cuidados paliativos e apoiar doentes e famílias.
O primeiro medicamento especificamente concebido para prevenir enxaquecas foi aprovado na União Europeia pela Agência Europeia do Medicamento e poderá ser utilizado já este ano.
Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causa da possibilidade de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para a possibilidade de fraca qualidade do ar em Portugal continental durante o período de onda de calor, devido às concentrações de ozono e às partículas esperadas vindas do Norte de África.
Um médico de Leiria criou a página Leiria Solidária com o objetivo de ajudar quem mais precisa, depois de ser confrontado com as inúmeros dificuldades dos utentes que apareciam na urgência do hospital de Santo André.
As temperaturas extremas dos próximos dias são “um aviso” e a tendência é para o fenómeno se repetir, diz o especialista Filipe Duarte Santos, acrescentando que em 2050 os “picos” de calor podem atingir aos 55 graus.
A hidratação é a principal arma dos ciclistas contra o calor que se deverá sentir nos próximos dias. As altas temperaturas não preocupam, no entanto, a organização da Volta a Portugal. Médico lança, no entanto, um alerta contra o excesso de hidratação que pode provocar hiponatremia.
Portugal continental está debaixo de calor extremo a partir de hoje, e até domingo, com 11 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, devido a um anticiclone que transporta ar quente do norte de África.
Uma equipa luso-americana desenvolveu um modelo animal para o estudo da PAF (Polineuropatia Amiloidótica Familiar), também conhecida por doença dos pezinhos ou paramiloidose, que permitirá tornar mais rápidos e eficazes os ensaios pré-clínicos de novos fármacos.
Os danos cerebrais provocados pelo cabeceamento de uma bola de futebol podem ser cinco vezes mais extensos em mulheres do que em homens, segundo um estudo publicado na terça-feira com base em 98 jogadores amadores.
O hospital Amadora Sintra teve autorização para lançar um concurso para médicos tarefeiros para os blocos de parto, disse hoje à Lusa fonte oficial da administração, na sequência da ameaça de demissão de chefes de equipa.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) avançou hoje à Lusa que vai ativar quinta-feira o nível de risco amarelo em “toda área geográfica da região” devido ao calor e vai ter equipas de cuidados continuados em alerta.
Adoçantes com poucas ou nenhumas calorias podem ser uma alternativa segura aos produtos com açúcar e até contribuir modestamente para ajudar os doentes com diabetes a controlar a glicemia, concordam mais de 60 investigadores num artigo científico.
O aleitamento materno exclusivo até ao sexto mês em Angola abrange apenas 38 por cento das crianças, percentagem igual à afetada pela "desnutrição crónica leve e moderada" em menores de cinco anos, revelou hoje, em Luanda, a ministra da Saúde de Angola.
A Ordem dos Médicos vai visitar na próxima semana o hospital Amadora-Sintra após a ameaça de demissões dos chefes de equipa de obstetrícia, mas o bastonário avisa que as dificuldades daquela unidade são transversais a muitos hospitais.
A Câmara do Fundão vai assegurar o pagamento de dois carros que se destinam ao centro de saúde local para apoiar a prestação de serviços de saúde de proximidade, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Paulo Fernandes.
Os sindicatos médicos exigem a recomposição das equipas de obstetrícia do hospital Amadora-Sintra e vão pedir uma reunião à administração do hospital, na sequência da ameaça de demissão de chefes de equipa.
A região de Lisboa e Vale do Tejo vai ter, até ao final do ano, mais 254 vagas em cuidados continuados integrados, 102 dos quais em saúde mental, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde.
Os chefes de equipa de ginecologia e obstetrícia do hospital Amadora-Sintra ameaçam demitir-se dentro de duas semanas se não forem resolvidos os problemas identificados, como as condições de assistência na urgência.
A comunicação da data e hora das consultas por SMS, a par da possibilidade de cancelar ou marcar, é uma realidade a partir de hoje para os utentes dos centros de saúde algarvios, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde.
A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil (Asprocivil) alertou hoje os portugueses para os riscos o tempo seco e muito quente que, nos próximos dias, são considerados elevado e extremo.