O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho, ativado por causa do calor, às regiões de Lisboa e Setúbal, elevando para 11 os distritos onde são esperadas temperaturas extremas.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) disse hoje que, se o nível do plano de contingência devido ao calor subir para vermelho, vão ser ativados os abrigos temporários para pessoas vulneráveis.
Diretor de qualidade da cadeia de padarias admite a existência de "casos pontuais" e responsabiliza a qualidade da laranja do Algarve que, nesta altura do ano, atrai a "mosca da fruta".
O número de overdoses por consumo de canábis sintética aumentou de forma exponencial: em cinco anos morreram duas pessoas, mas no ano passado 45 não resistiram à substância química.
A administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte reconhece que a dívida ao Instituto Português do Sangue é elevada, mas garante que está a diminuir o ritmo de faturas em dívida e que nunca manipulou informação.
O diretor do Serviço de Oncologia Médica do Hospital del Mar, em Barcelona, é um dos profissionais envolvidos num novo estudo que traz boas notícias: um teste molecular que acaba de ser desenvolvido permite identificar quais são as mulheres diagnosticadas com cancro em estádio inicial, hormonodepend
Todos os distritos de Portugal continental e algumas ilhas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira têm hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Os hospitais públicos deviam mais de 77 milhões de euros ao Instituto Português do Sangue e Transplantação no final de 2016, com o Centro Hospitalar Lisboa Norte a ser o principal devedor, segundo o Tribunal de Contas.
A vaga de calor que está afetar vastas zonas da Europa, responsável por fogos florestais mortíferos e culturas destruídas, pode agora fazer mais vítimas: os peixes de água fresca.
A temperatura vai subir de forma acentuada a partir de hoje em Portugal continental, mantendo-se muito elevada até ao fim de semana, com nove distritos em aviso vermelho, o mais grave, a partir de quinta-feira.
Todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde vão passar a ter uma plataforma única para gerir o transporte de doentes não urgentes até ao final de março do próximo ano, segundo um despacho do Governo.
A mortalidade provocada pelas ondas de calor vai aumentar de forma drástica em muitos locais do planeta, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na revista Plos Medicine e agora divulgado.
A região de Lisboa chegou até agora sem excedências dos limites do poluente ozono, avançou hoje a associação Zero, alertando que, nos próximos dias, é provável que sejam ultrapassados com o calor e a população deve ser avisada.
Os avisos vermelhos por causa do calor vão estender-se até ao início do dia de sábado em nove distritos do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisou hoje que nos próximos dias as temperaturas podem alcançar “máximos absolutos em vários locais”, com as máximas a rondarem os 45 graus e as mínimas “aproximando-se dos 30”.
A Administração Regional de Saúde do Algarve revelou hoje que, entre setembro e julho, encaminhou 95 utentes para o Centro Hospitalar Universitário da região após testes positivos no âmbito do rastreio do cancro do cólon e do reto.
As províncias angolanas de Luanda e Cuanza Norte registaram, de 11 a 23 deste mês, um total de 16 casos suspeitos de cólera, dos quais três foram confirmados, indicaram hoje as autoridades sanitárias de Angola.
Um novo estudo publicado na revista "Aggressive Behavior" sugere que a suplementação com ácidos gordos ómega 3 pode atenuar comportamentos perturbadores e abusivos.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) disse hoje que há funcionários de hospitais públicos a pressionar doentes idosos fragilizados para desistirem de aceder à rede de cuidados continuados integrados, sugerindo mesmo lares de idosos ilegais, para libertar camas.
O Governo vai disponibilizar 900 mil euros do Fundo Ambiental para apoiar projetos municipais que contribuam para reduzir os impactos gerados pelos mercados tradicionais de frescos, nomeadamente a redução dos plásticos e do desperdício alimentar.
Um grupo de cientistas de Ontário, no Canadá, está a desenvolver a primeira cerveja a partir da planta cannabis sativa. Os cientistas estão a testar enzimas e a fazer experiências com fermentação para garantir a sua segurança para a saúde.
A moção da vereadora da CDU na Câmara do Porto para que o Governo agilize a construção da nova ala pediátrica no Hospital São João, no Porto, foi hoje aprovada por unanimidade durante a reunião camarária pública.