Este novo teste designado "Oncotype DX" permite identificar quais são as mulheres diagnosticadas com um tipo de cancro em fase inicial que não necessita de tratamentos de quimioterapia para ser combatido.

A descoberta faz com que 70% das mulheres possam evitar tratamentos invasivos, dolorosos e com efeitos secundários como a quimioterapia, garante o médico espanhol Joan Albanell, ao jornal El País.

O teste custa 2.700 euros, mas o oncologista salienta que é possível "encontrar fórmulas" para torná-lo mais acessível.

Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Ver artigo

Seis mil mulheres acompanhadas

O oncologista Joan Albanell liderou uma investigação que contou com a participação de seis mil mulheres. O total de participantes foi dividido em dois grupos: um deles tomou terapia hormonal e o outro fez terapia hormonal e quimioterapia.

"Os resultados demonstraram, de forma conclusiva, que omitir a quimioterapia não gerava resultados inferiores", sublinhou o diretor do Serviço de Oncologia Médica do Hospital del Mar, em Barcelona.

Todos os anos são detetados em Portugal seis mil novos casos de cancro da mama por ano. Cerca de 1500 doentes acabam por não resistir, segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.