A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) atribuiu nos últimos nove anos bolsas para jovens investigadores no valor de “mais de três milhões de euros”, disse hoje o presidente da LPCC-NRN.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN), Vítor Veloso, disse hoje discordar “em absoluto” da decisão “que está plasmada na lei” de atribuir determinado medicamento apenas quando o doente oncológico está metastizado.
A Hipercolesterolemia Familiar (FH) é uma doença hereditária que se transmite de pais para filhos com 50% de probabilidades e carateriza-se por níveis de colesterol total e LDL-C elevados desde o nascimento. Esta doença afeta cerca de um indivíduo em cada 300 ou 500. Mona Lisa é provavelmente a prim
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, diz que a despesa em prestação de serviços e horas extraordinárias no ano passado na saúde daria para contratar mais de 5.000 médicos para os quadros dos hospitais.
A taxa de absentismo no Serviço Nacional de Saúde atingiu no ano passado um valor recorde, com as faltas por motivos de greve a terem um crescimento acima dos 45% em relação a 2017.
Um tribunal alemão decidiu que a ressaca é uma "doença" e por isso considerou ilegal uma marca de bebidas alemã vender um produto que alegadamente diminui os sintomas da ressaca.
O presidente do Infarmed explicou que as reuniões agendadas com os doentes para hoje e quarta-feira servirão para recolher contributos para o regulamento relativo ao acesso aos medicamentos e informar sobre o processo de acesso aos fármacos inovadores.
O Estado está a gastar mais dinheiro com o pagamento de horas extraordinárias na Saúde. Só no ano passado a despesa ultrapassou os 260 milhões de euros, ou seja, mais 11% em comparação com o ano anterior, revela o Relatório Social do Ministério da Saúde.
A recém-autorizada criação da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve (UAlg) vai transformar o até agora departamento numa unidade orgânica mais autónoma, disse hoje à Lusa o reitor da academia algarvia.
Dirigentes de cinco associações de doentes da área oncológica manifestaram-se hoje, em Matosinhos, “totalmente contra qualquer tipo de racionamento” no acesso aos melhores tratamentos para os doentes oncológicos, desde que prescritos pelo seu médico assistente.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu 68 processos de inquérito e cinco de contraordenação e encaminhou dois casos para o Ministério Público no primeiro semestre do ano, indica um relatório hoje divulgado.
As unidades de saúde do setor privado alvo de mais processos na Entidades Reguladora da Saúde (ERS) ultrapassaram as 7.500 queixas no primeiro semestre deste ano, metade das 15.186 recebidas pelas unidades públicas com mais casos.
Quase 40 mil reclamações sobre unidades de saúde públicas, privadas e sociais foram apresentadas no primeiro semestre deste ano à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), representando mais de 85% dos processos recebidos por esta entidade, segundo dados hoje divulgados.
O estaleiro para a obra da nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, deverá ser “montado no final desta semana ou no início da próxima”, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.
Em entrevista à edição de outubro da revista feminina Saber Viver, já nas bancas, Bruno Maia, médico do Hospital de São José, em Lisboa, defende as vantagens terapêuticas do recurso a canabinoides. "Neste momento, estamos num limbo legal", lamenta.
A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) de "racionar" vacinas no controlo da epidemia de ébola na República Democrática do Congo.
Mais de cinco mil milhões de pessoas continuarão a não ter acesso a cuidados de saúde em 2030, se o investimento continuar a ser insuficiente, advertiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Vivem isolados dos centros urbanos e sem acesso a serviços de saúde ou sociais. Contudo, devido a uma unidade móvel, desenvolvida através de uma colaboração ibérica, este domingo saem das suas casas e têm direito a assistência médica e social.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) suspendeu, de forma imediata, a comercialização de alguns lotes de medicamentos que contêm ranitidina, substância usada no tratamento de azia, refluxo, úlceras e esofagite.
O número de vagas para internato médico do próximo ano será o “maior de sempre”, anunciou esta sexta-feira a Ordem dos Médicos, adiantando que haverá mais de 1.800 vagas para especialidade médica, mais uma centena do que no ano passado.
A passagem do horário normal de trabalho das 40 para as 35 horas semanais para todas as classes profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi esta sexta-feira concluída pelo Ministério da Saúde.
O número de vagas para internato médico do próximo ano será o “maior de sempre”, anunciou hoje a Ordem dos Médicos, adiantando que haverá mais de 1.800 vagas para especialidade médica, mais uma centena do que no ano passado.