A passagem do horário normal de trabalho das 40 para as 35 horas semanais para todas as classes profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi esta sexta-feira concluída pelo Ministério da Saúde.
O número de vagas para internato médico do próximo ano será o “maior de sempre”, anunciou hoje a Ordem dos Médicos, adiantando que haverá mais de 1.800 vagas para especialidade médica, mais uma centena do que no ano passado.
A epidemia de doenças pulmonares relacionadas com o uso de cigarros eletrónicos continua a alastrar nos Estados Unidos, onde os casos passaram de 380 para 530, segundo o relatório semanal publicado pelas autoridades de saúde.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Sol Nascente, em Albufeira está “há meses” sem climatização, causando "graves implicações" no trabalho dos médicos e na saúde dos utentes, denunciou hoje o Sindicato dos Médicos da Zona Sul.
A Câmara de Aveiro vai fazer as demolições necessárias e limpeza dos terrenos para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, dando cumprimento, pela sua parte, ao memorando celebrado com entidades académicas e da saúde.
Os cuidadores e as pessoas cuidadas têm a partir de hoje informação disponível no Portal ePortugal sobre os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e cuidados de saúde e de apoio social, anunciou o Governo.
Mais de 119.000 utentes viram os seus níveis de atividade física avaliados nos centros de saúde e os médicos e enfermeiros emitiram mais de 20.000 guias de apoio à promoção do exercício físico, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um grupo de profissionais de saúde da Missão Humanitária Médico-Cirúrgica Be@live parte sexta-feira para uma missão humanitária em São Tomé e Príncipe, para promover procedimentos cirúrgicos, consultas e assistência médica às populações locais, disse hoje a associação.
A Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa lançou hoje a campanha de angariação de fundos “Tinóni” para a compra de três ambulâncias, duas de socorro e uma de transportes de doentes não urgentes.
O Canadá registou na quarta-feira (18.09) a primeira hospitalização por doença respiratória grave associada ao uso de cigarros eletrónicos, informaram autoridades de saúde da província de Ontário.
Os programas do Fundo Global de Combate ao VIH, tuberculose e malária permitiram salvar 32 milhões de vidas desde 2002 até hoje, mas é necessário “acelerar o movimento” de combate àquelas doenças.
Moçambique reduziu a mortalidade infantil em dois terços nas últimas duas décadas, segundo as Nações Unidas, que destacam o país como dos que mais progressos alcançaram na África Subsaariana.
O Infarmed garante que todos os medicamentos autorizados na Europa para esclerose múltipla estão disponíveis em Portugal e que mesmo o fármaco que está em avaliação para financiamento no SNS tem sido dado aos doentes através de autorizações excecionais.
O mundo continuou em 2018 a assistir à morte de uma grávida ou um recém-nascido a cada 11 segundos, apesar dos progressos substanciais na saúde materno-infantil em vários países, como em Timor-Leste, revela hoje um estudo de instituições da ONU.
Portugal está fora do conjunto de 25 países com taxas de mortalidade materna mais baixas, apesar de o país ter reduzido esta taxa em cerca de 20% em quase duas décadas, segundo dados hoje divulgados.
Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgam hoje uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal.
O Governo indiano anunciou hoje a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios.
O Papa Francisco pediu hoje mais apoio para as pessoas com alzheimer e para os seus cuidadores e denunciou que estes doentes são frequentemente vitimas de maus tratos e abusos.
Porque é que as pessoas que têm horários desregrados, tais como os trabalhadores noturnos, são mais propensas às inflamações intestinais e à obesidade? Uma relação agora descoberta por uma equipa do Centro Champalimaud entre a função imunitária e o relógio circadiano do cérebro poderá constituir a r
Promover uma dieta nutritiva com as calorias adequadas nos países em desenvolvimento exigirá um aumento substancial das emissões de gases com efeito de estufa, assim como do consumo de água, destacam investigadores num estudo norte-americano publicado na revista Global Environmental Change.
O Governo criou um grupo de trabalho para, até ao final do ano, definir mecanismos de apoio e inclusão das crianças e jovens com alergias alimentares em ambiente escolar, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.