Dados da terceira fase do ensaio clínico foram divulgados no The New England Journal of Medicine. Vacina mostrou-se segura tanto entre voluntários com histórico de infeção prévia como em pessoas nunca antes infetadas.
Mais de 70% dos portugueses nunca ouviram falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, apesar de ser a terceira causa de morte a nível mundial e a quinta em Portugal. Esta é uma doença progressiva que limita o fluxo de ar nos pulmões, dificultando a respiração.
Em testes com animais, nanopartículas com substâncias já aprovadas para uso humano reduziram a inflamação no microambiente biológico em que cancros desse tipo se instalam, facilitando a ação do sistema imune.
A infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por uma ‘epidemia sazonal’, que pode durar até 5 meses. Falámos com o médico Pedro Leuschner, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), sobre este vírus.
A iniciativa, que pretende estar presente nas escolas portuguesas, coloca à prova os conhecimentos sobre fertilidade através de um jogo digital. Portugal é um dos quatro países da União Europeia a integrar o projeto.
"O meu medo era perder os meus bebés", disse à AFP Josselyn Caqui, uma mulher grávida deitada numa cama de hospital depois de contrair dengue, que, alimentada pelo fenómeno climático El Niño, registou um número recorde de casos e mortes no Peru.
Célia Maria Nicolau, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Hospital do Litoral Alentejano, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR)
Não há doenças, há doentes. Partindo deste princípio e cruzando a medicina convencional com práticas alternativas de outras áreas da saúde, a medicina integrativa faz uma abordagem multidisciplinar, holística e personalizada a cada paciente. A médica Ana Moreira, impulsionadora deste conceito cientí
Cátia Lopo e Sara Almeida, autoras do livro "Torne o seu filho inteligente emocionalmente", falaram ao SAPO Lifestyle a uma voz sobre o mundo das emoções na infância. "As emoções são absolutamente fundamentais e funcionam como sinais de alerta", disseram as psicólogas responsáveis pela Escola do Sen
Investigadores do Instituto Butantan, no Brasil, e colaboradores observaram que a crotoxina modula os macrófagos para um perfil pró-inflamatório no microambiente tumoral, preparando o sistema imunitário para lutar contra as células de tumores.
Equipa internacional que inclui virologistas, médicos, epidemiologistas, clínicos, físicos e estatísticos descobriu novos mecanismos relacionados à infeção do sistema nervoso central em casos fatais da infeção pelo vírus chikungunya. Resultados foram publicados na revista Cell Host & Microbe.
Desenvolvido por cientistas de duas universidades do Brasil, este dispositivo sem fio é conectado a um smartphone e pode ser usado em casa para controlar o estado geral de saúde.
Cientistas usaram uma técnica que combina um estímulo luminoso e bioengenharia para ativar seletivamente um conjunto de células nervosas escondido na base do cérebro. Descoberta abre caminho para futuros tratamentos contra transtornos alimentares.
A Ordem dos Médicos alerta para a necessidade de uma clarificação urgente da atual situação de indefinição no Internado Médico, em particular em Medicina Geral e Familiar (MGF) e em Saúde Pública, resultante da generalização das Unidades Locais de Saúde (ULS).
A plataforma está agora disponível, de forma totalmente gratuita para o público em geral, reforçando a missão da empresa em promover conteúdos informativos, na área da saúde, com qualidade e de forma acessível e prática.
A LisbonPH, associação sem fins lucrativos fundada por estudantes empreendedores, organiza esta sexta-feira um evento comemorativo do seu décimo aniversário. Através do desenvolvimento de projetos focados no Profissional de Saúde, a associação tem trabalhado para ser o "paradigma da mudança no setor
Prestes a sairmos de uma pandemia, momento em que os cuidados de saúde foram adiados ou relegados para segundo plano, é importe alertar para a prevenção do cancro da próstata, o mais frequente no homem no nosso país. O seu diagnóstico precoce pode ser decisivo para ultrapassar a doença. Neste contex