Os investigadores responsáveis pelo estudo "Stop Spoon Dosing" indicam que a medição por mililitros pode reduzir em 50% a margem de erro na toma da dose exata do medicamento.

O estudo desenvolvido por Koert van Ittersum, da Universidade de Groningen, na Holanda, e Brian Wansink, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostra que quando se usa uma colher de chá para dar um xarope a tendência é dar 8,4% a menos do que a dose recomendada. Se a medida for uma colher se sopa, então o mais provável é dar 11,6% a mais.

"Quando medimos os medicamentos para nós próprios ou para os nossos filhos usamos nornalmente colheres comuns de cozinha sem pensar que não são instrumentos de medida adequados", explica o principal autor do estudo, o professor Koert van Ittersum

Para chegar a estes resultados, os investigadores analisaram dados recolhidos a partir de 177 pessoas.

As consequências da dosagem errada dos medicamentos não é a mesma para todos os fármacos. Segundo Joan Ramón Laporte, catedrático de Farmacologia da Universidade Autónoma de Barcelona, as margens terapêuticas dos medicamentos variam consoante o seu tipo.

Essa margem terapêutica corresponde à distância entre a dose que produz os efeitos desejados e a dose que provoca toxicidade. "Normalmente enganar-se 10% a 20% na dose passa despercebido ao organismo, mas nem sempre é assim", adverte o especialista citado pelo diário espanhol El País.