Uma nova Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção, destinada a acolher 30 doentes acamados, já abriu em Vila Viçosa, disse hoje à Agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Jorge Rosa.

O provedor explicou que a nova infraestrutura de saúde, promovida pela Misericórdia de Vila Viçosa, envolveu um investimento de 2,2 milhões de euros, com uma comparticipação do Estado, através da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, de 740 mil euros, ao abrigo do Programa Modelar 1 e 2.

Jorge Rosa indicou que a unidade está situada na Cerca de São Paulo, junto ao Largo D. João IV.

O equipamento, segundo o provedor, integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e destina-se "à reabilitação e tratamento de doentes dependentes", nas várias fases, que necessitam de mais de 90 dias de internamento.

Segundo o mesmo responsável, para o funcionamento da unidade foi efetuado um acordo entre a Misericórdia de Vila Viçosa, o Ministério da Saúde e a Segurança Social.

De acordo com ARS do Alentejo, com a abertura desta unidade, a região do Alentejo passou a disponibilizar 642 lugares de internamento nas tipologias de convalescença, cuidados paliativos, média duração e reabilitação e em longa duração e manutenção.

A estes lugares de internamento, segundo a ARS do Alentejo, acresce a resposta em domicílio, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, prestada pelas equipas de Cuidados Continuados Integrados e pelas equipas comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos.

22 de fevereiro de 2012

@Lusa