«Vamos dar a volta à Diabetes» é uma ação nacional promovida pela Lilly Portugal e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio Sociedade Portuguesa de Diabetologia, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, celebrado dia 14 de novembro.

Esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos definidos pela Federação Internacional da Diabetes para 2011 que considera fundamental que as pessoas saibam o que é a diabetes, quais os riscos associados e como prevenir ou controlar a doença, atrasando as suas complicações.

«Investir em prevenção é menos dispendioso do que a gestão e o tratamento da doença. Além disso, a prevenção evita o sofrimento e promove a qualidade de vida das pessoas. No Dia Mundial da Diabetes queremos apelar à introdução de medidas inovadoras, menos dispendiosas e centradas na educação da população sobre a doença. A iniciativa «Vamos dar a volta à Diabetes» transmite a importância da formação da população sobre a diabetes e passa uma mensagem de acão, de que todos juntos podemos inverter a tendência de crescimento da diabetes», explica Luís Gardete, presidente da APDP.

«Vamos dar a volta à Diabetes» é uma unidade móvel de saúde interativa que irá passar por várias cidades do país. Com início em Lisboa – Praça da Figueira (14 de Novembro), «Vamos dar a volta à Diabetes» estará também em Leiria – junto ao mercado (15 de Novembro), em Viseu – Campo do Viriato/Feira de S. Mateus (16 de Novembro), no Porto – Praça dos Leões (17 de Novembro), em Évora – Praça 1º de Maio (18 de Novembro) e em Santarém - CNEMA - Centro de Exposições (19 de Novembro), entre as 9h e as 20h, procurando esclarecer e ajudar as pessoas a entender a doença, apostando na prevenção e no bom controlo evitando, no futuro, as complicações associadas.

Através de conteúdos interativos simples e didáticos, qualquer pessoa pode ficar a saber mais sobre a diabetes, poderá testar os seus conhecimentos sobre a doença, conhecer melhor a sua condição física e histórico clínico, e aceder, no final, a dicas e sugestões úteis para um estilo de vida saudável. Na unidade móvel de saúde estará um profissional de saúde da APDP para dar respostas às questões dos visitantes.

No espaço «Vamos dar a Volta à Diabetes» será ainda possível conhecer melhor a história da APDP, a mais antiga associação de diabetes do mundo, assim como o trabalho desenvolvido pela mesma. No website www.vamosdaravoltaadiabetes.com a atualização sobre esta iniciativa será diária.

Os hábitos de vida saudáveis são fundamentais para prevenir e controlar a doença. Para sublinhar a importância do exercício físico no controlo da Diabetes, durante cada dia decorrerão no mesmo espaço sessões do “Caminhar para o Equilíbrio”, um programa educacional da Lilly Portugal para pessoas com diabetes tipo 2, constituído por atividades estruturadas que visam o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício.

Estas sessões vão centrar-se na prática de exercício físico, através de aulas de ginástica ao ar livre, acompanhadas de música e muita animação. As sessões estão abertas a todas as pessoas que queiram participar na iniciativa.

No dia 19 de Novembro, decorre o V Fórum Nacional da Diabetes, no Centro Nacional de Exposições - CNEMA, em Santarém. Num único espaço, vão reunir-se pessoas com diabetes, seus familiares, associações de doentes, sociedades científicas, médicos especialistas, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde para falar sobre educação terapêutica e a prevenção na luta contra a diabetes. A unidade móvel de saúde «Vamos dar a volta à Diabetes» estará no fórum, onde, pelas 17h00, está agendada uma mega sessão de ginástica, onde são esperadas mais de 2 000 pessoas com Diabetes.

Promovida pela Lilly Portugal e pela APDP, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), a ação «Vamos dar a volta à Diabetes» vai permitir a divulgação de informação sobre a doença, alertando para a necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis de forma a combater a epidemia.

13 de novembro de 2011

@SAPO