Durante a formação online "Coma melhor, poupe mais", é possível aos participantes aprender a ler os rótulos dos alimentos, a preparar refeições utilizando as sobras e a organizar o frigorífico.

Está dividida em quatro módulos, estando o primeiro orientado para os princípios gerais de uma alimentação saudável, recorrendo, essencialmente, às recomendações do guia alimentar para a população portuguesa - Roda dos Alimentos.

No segundo módulo são abordadas questões sobre a gestão do dia-a-dia alimentar, incluindo o planeamento, a compra, a confeção e a conservação dos alimentos.

O terceiro capítulo apresenta conceitos que devem ser utilizados para alimentação saudável e económica, como por exemplo evitar alimentos designados por "lixo alimentar", a importância do pequeno-almoço e do consumo de sopa, a alimentação das crianças na escola e a dieta mediterrânica como um padrão alimentar ideal.

Uma síntese dos temas abordados e a desmistificação de alguns mitos mais comuns compõem o último módulo. O curso conta ainda com um conjunto de receitas, do ‘chef' Hernani Ermida, que pretendem demonstrar como é possível pôr em prática algumas das recomendações que são apresentadas.

Conteúdos em vários formatos

Os conteúdos são disponibilizados em vídeos, textos de apoio, leituras complementares e animações.

Este projeto resulta de uma adaptação dos conteúdos do manual "Alimentação Inteligente: coma melhor, poupe mais" para um formato "mais próximo e interativo", que pode chegar "à casa dos portugueses de uma forma muito imediata e apelativa", disse à Lusa, Maria João Gregório, uma das autoras.

De acordo com a investigadora, o livro apresenta um conjunto de recomendações, conselhos e dicas para ajudar os consumidores a comer melhor e mais barato.

"Foi desenvolvido num período de crise em Portugal, em que a mudança de hábitos alimentares podia ocorrer em resultado de uma menor disponibilidade do rendimento por parte das famílias portuguesas", explicou.

Na elaboração do manual fizeram ainda parte Maria Cristina Teixeira Santos, Sara Ferreira e Pedro Graça, tendo sido promovido pela Direção-Geral da Saúde e a Edenred.

No "Coma melhor, poupe mais", cujos organizadores pretendem lançar uma segunda edição ainda este ano, participa também a Unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital.

Encontra-se disponível, desde 20 de junho, na plataforma MiriadaX - um agregador que põe à disposição dos utilizadores um conjunto de MOOC's (Curso Online Aberto e Massivo) -, e prolonga-se por quatro semanas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.