
A USF da Baixa, situada no n.º 43 da Rua da Palma, ao Martim Moniz, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 20:00, e disponibilizará consultas de Medicina Geral e Familiar, “contando para isso com uma equipa de oito médicos, oito enfermeiros e cinco administrativos”, referiu a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado. O equipamento “tem capacidade para abranger 18 mil utentes”.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 15h00 e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
De acordo com a ARSLVT, a criação desta USF na área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central, que serve 261.350 pessoas, segundo o Censos 2011, “visa responder às crescentes necessidades da população do concelho”. Com a abertura da USF da Baixa - que nasceu de uma parceria entre a ARSLVT e a Câmara de Lisboa, à qual se associou a Estamo (empresa pública gestora das participações imobiliárias do Estado) - é encerrada a Unidade de Cuidados Personalizados de São Nicolau.
A USF da Baixa está instalada em dois espaços da Câmara Municipal de Lisboa. A escolha do local, de acordo com um comunicado da autarquia também divulgado hoje, “está relacionada com as vantagens que representa em termos da centralidade e acessibilidade para os cidadãos”.
Com a abertura da unidade da Baixa, o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central passa a ter em funcionamento 11 USF, seis Unidades de Cuidados Personalizados, duas Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados. A Unidade de Saúde Familiar da Baixa estava prometida há vários anos.
Comentários