A Unidade de AVC (acidentes vasculares cerebrais) do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai passar a funcionar perto da urgência geral, com médicos neurologistas e internistas, a partir de janeiro, revelou hoje à Lusa a diretora clínica, Ana França.

"A partir de janeiro esperamos ter uma equipa multidisciplinar de sete ou oito médicos neurologistas e de medicina interna, para que seja possível garantir o tratamento dos doentes com AVC 24 sobre 24 horas", disse.

Ana França salientou também que a Unidade de AVC do Hospital Garcia de Orta vai passar a funcionar mais perto dos cuidados intensivos da urgência, o que permitirá "maior apoio e vigilância aos doentes em situação de maior instabilidade".

A diretora clínica do hospital, que falava à Lusa na sequência de notícias sobre a falta de médicos neurologistas – o que, por vezes, obriga ao encaminhamento de doentes com AVC para outros hospitais - assegurou que esses doentes nunca deixam de receber o tratamento adequado.

"Os doentes com AVC são logo encaminhados pelo INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] para outras unidades hospitalares", frisou.

Ana França salientou também que o Hospital Garcia de Orta está a desenvolver esforços para que a situação seja resolvida já no próximo mês de janeiro.

"Temos quatro, cinco médicos nesta unidade, mas precisamos de mais três ou quatro, para completarmos a equipa e evitar que se repitam as falhas que têm acontecido no preenchimento da escala", disse.

Ana França disse ainda que o reforço de médicos não passa necessariamente pela contratação de mais neurologistas, dado que o tratamento inicial dos doentes com AVC também pode ser assegurado por médicos internistas, como acontece em muitos outros hospitais.

10 de dezembro de 2012

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.