Criado em 2008, o Centro da Mama do Hospital de São João - o único do Serviço Nacional de Saúde (SNS) certificado a nível europeu - realiza 12 mil consultas por ano em instalações provisórias. A notícia é avançada hoje pelo Jornal de Notícias.

"Somos um bocadinho do que se passa com o 'Joãozinho' [ala pediátrica]. O sítio para onde vamos mudar já está a ser limpo e preparado para que as obras possam começar", explicou ao referido jornal diário o coordenador do Centro da Mama José Luís Fougo.

Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Ver artigo

Com o certificado EUSOMA - Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama, é exigido ao centro que "85% das pessoas que são operadas tenham feito uma biópsia antes do diagnóstico e que pelo menos 70% conservem a mama", disse o também professor da Faculdade de Medicina do Porto. Segundo o responsável, o tempo de espera para "consultas prioritárias é de cinco dias e as cirurgias são feitas em 25 dias".

"Para quem trabalha aqui todos os dias, não há condições de tranquilidade e sossego. As paredes são fininhas, o som passa e o chão abana", garantiu o médico.

Todos os anos este centro trata cerca de 400 novos casos de cancro da mama.

Em Portugal, são detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos desta doença.

O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. Esteja atento(a) aos sintomas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.