Criado em 2008, o Centro da Mama do Hospital de São João - o único do Serviço Nacional de Saúde (SNS) certificado a nível europeu - realiza 12 mil consultas por ano em instalações provisórias. A notícia é avançada hoje pelo Jornal de Notícias.
"Somos um bocadinho do que se passa com o 'Joãozinho' [ala pediátrica]. O sítio para onde vamos mudar já está a ser limpo e preparado para que as obras possam começar", explicou ao referido jornal diário o coordenador do Centro da Mama José Luís Fougo.
Com o certificado EUSOMA - Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama, é exigido ao centro que "85% das pessoas que são operadas tenham feito uma biópsia antes do diagnóstico e que pelo menos 70% conservem a mama", disse o também professor da Faculdade de Medicina do Porto. Segundo o responsável, o tempo de espera para "consultas prioritárias é de cinco dias e as cirurgias são feitas em 25 dias".
"Para quem trabalha aqui todos os dias, não há condições de tranquilidade e sossego. As paredes são fininhas, o som passa e o chão abana", garantiu o médico.
Todos os anos este centro trata cerca de 400 novos casos de cancro da mama.
Em Portugal, são detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos desta doença.
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. Esteja atento(a) aos sintomas.
Comentários