
"Combinar exercício físico com pastilha elástica pode ser uma forma eficaz de perder peso", escreveram investigadores no Journal of Physical Therapy Science.
O estudo analisou "o ritmo cardíaco, a distância percorrida, a velocidade da caminhada, o número de passos e o gasto energético" de 46 homens japoneses entre os 21 e 69 anos.
Os homens caminharam ao seu "ritmo natural" durante 15 minutos numa pista de atletismo: metade mascava pastilha elástica e a outra ingeria os mesmos ingredientes, mas sob forma de pó dissolvido em água.
Segundo as observações, o ritmo cardíaco era globalmente mais alto entre os que mascavam pastilha.
Entre os homens de mais de 40 anos "foi verificado outro efeito: quando mascavam, tinham a tendência para caminhar mais rápido, percorrendo uma maior distância e consumindo mais calorias.
Sem conhecer exatamente as razões do fenómeno, os cientistas apresentaram as suas conclusões no Congresso Europeu sobre a Obesidade, em Viena, este fim de semana.
Outro estudo japonês já tinha verificado que mascar pastilha elástica aumentava o ritmo cardíaco, inclusivamente em repouso. Os pesquisadores evocam a "sincronização cárdio-motora", a tendência para o corpo aumentar a sua atividade quando o pulso se acelera, como a justificação para o fenómeno.
Comentários