12 de setembro de 2013 - 09h00
Quase todo o país apresenta hoje risco alto de exposição a radiações ultravioletas (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA informa na sua página na Internet que todas as regiões do país, com exceção de Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada, Açores, e Funchal, Madeira, apresentam risco alto de exposição a radiações UV.
O índice UV apresenta cinco níveis, entre o baixo (1 e 2) e o extremo, sendo o máximo o 11.
O IPMA recomenda em casos de níveis de índice alto que as pessoas usem óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na região sul a partir do meio da manhã com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, a partir da tarde no Baixo Alentejo e Algarve, podendo ser acompanhados de trovoada.
O vento vai soprar em geral fraco do quadrante leste, prevendo-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima no interior norte e pequena subida da mínima no litoral norte e centro da região sul.
Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria e Coimbra prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius. Évora terá 36, Beja 34, Portalegre, Castelo Branco e Braga 32, Faro 28 e no Porto 31.
Lusa