Segundo a página do IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, estão sob aviso amarelo desde as 05h00 de hoje e até às 20h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Nos distritos de Viseu, Évora, Guarda, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre, o ‘Aviso Amarelo’ termina já na quinta-feira às 20h00, mas nos distritos de Braga, Bragança e Vila Real prolongam-se até às 20h00 de sexta-feira.

Todas as regiões do continente (18) e o arquipélago da Madeira apresentam risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultra violeta (UV), informou o IPMA. A ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, apresenta também risco “Muito Elevado” de exposição aos raios UV.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

Veja isto10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA prevê para céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros e trovoadas no litoral e interior norte. No sul, esperam-se poucas nuvens até ao meio da manhã e pequena descida da temperatura máxima nas regiões junto ao mar.

Na Madeira o instituto prevê poucas nuvens e vento fraco e no arquipélago dos Açores céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros fracos durante a manhã no grupo oriental.

As temperaturas vão atingir os 38 graus Celsius em Évora e Castelo Branco; 36 em Bragança; 35 em Vila Real e Santarém; 34 em Braga; 33 em Lisboa; 31 em Faro; 27 em Viana do Castelo e 26 no Porto, Funchal e Ponta Delgada.