Um projeto da Universidade de Coimbra de tratamento contra o cancro foi o vencedor dos prémios INVENTA, uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Divididos em três categorias, os prémios INVENTA, destinados a promover as melhores invenções de origem portuguesa, foram atribuídos na quinta-feira à noite, na sede da CGD, e foram presididos pelo secretário de Estado da Justiça e Modernização Judiciária, José Magalhães.

O projeto da Universidade de Coimbra venceu na categoria INVENTA.SAN, que visa promover as invenções com maior impacto na saúde pública, ao passo que na categoria INVENTA.COM, no domínio das tecnologias, a vencedora foi a PT Inovação com um dispositivo “de elevado desempenho para a transmissão de conteúdos”.

Na categoria INVENTA.COM, referente ao ambiente, a distinção coube aos criadores da Oon Candlemaker, uma máquina transformadora de óleo alimentar usado em velas.

Cada vencedor recebe na sua categoria um prémio de 15 mil euros, com os responsáveis da Universidade de Coimbra a acumularem tal valor com um outro de 25 mil euros pela invenção do ano.

Os prémios INVENTA foram atribuídos enquanto decorre em Lisboa o Fórum de Venture Capital, que termina hoje, e no mesmo dia em que a CGD anunciou a criação da Rede Europeia de Capital de Risco para apoiar empresas que apostam na inovação e na tecnologia com vista a melhorar a estrutura das exportações portuguesas.

O presidente do banco estatal, Faria de Oliveira, destaca que este conjunto de iniciativas permitirá um “melhor acesso das empresas ao mercado financeiro”, o que elevará a “competitividade” dos criadores portugueses.

A Rede Europeia de Capital de Risco, sublinhou o gestor à agência Lusa, “pode ter uma enorme importância no contexto de competitividade de toda a Europa” e fará com que estes “novos projetos relacionados com a inovação” sejam apoiados pela CGD e outras entidades.

25 de Fevereiro de 2011

Fonte: LUSA/SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.