O intercâmbio de estudantes nas instituições do ensino superior tem um impacto positivo no desenvolvimento organizacional e na comunidade educativa ao nível académico, profissional e individual.
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) tem na sua missão “a participação em projetos de cooperação nacional e internacional, no âmbito da enfermagem e saúde, que contribuam para o desenvolvimento do País e aproximação entre povos” (Diário da República, 2ª Série — N.º 68 — 7 de abril de 2009).
O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da ESEL fomenta o intercâmbio entre as comunidades académicas e populações de diferentes culturas, através de programas de âmbito nacional e internacional, contribuindo para a promoção da dimensão intercultural do ensino da Enfermagem.
A integração dos estudantes, do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL, num programa de mobilidade para um período de estudos numa instituição de ensino superior nacional e internacional e estágios curriculares em instituição de saúde nacionais e internacionais, tem um impacto positivo a nível académico, pessoal e como futuro enfermeiro(a).
A oportunidade de realizar um programa de mobilidade, seja nacional ou internacional, permite aos estudantes a compreensão de dinâmicas sociais e culturais diversas, validação de conhecimentos e uma consciências de outros contextos de prática de cuidados de enfermagem.
Na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) os estudantes têm a oportunidade de integrar um programa de mobilidade no 3º ano ou 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem em programas de mobilidade nacionais e internacionais.
O Programa Erasmus+ é sem dúvida um dos programas europeus de maior sucesso na construção da identidade europeia, contribuindo para a dignidade, liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania e justiça na União Europeia. O estudante da ESEL tem a oportunidade de estudar numa instituição de ensino superior europeia, com as quais a ESEL tem Acordos Bilaterais, por um período entre três meses e um semestre, e realizar os estágios curriculares em instituições de saúde europeias.
O Programa de Cooperação com Países da CPLP, oferece aos estudantes a possibilidade de um período mobilidade para estágios, com duração de um semestre, ao abrigo do protocolo entre a ESEL e a Universidade do Mindelo em Cabo Verde.
Através do Programa Vasco da Gama os estudantes podem realizar um intercâmbio em território nacional, para um período de estudos de componente letiva, práticas clínicas, monografias e outras atividades curriculares, em uma instituição de ensino superior portuguesa com a duração de um semestre ou de um ano letivo.
Os programas de mobilidade na ESEL têm contribuído para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico, do pensamento crítico e reflexivo, mas também para a compreensão global e adaptação cultural, competências essenciais para os(as) futuros(as) enfermeiros(as) na Europa e no Mundo.
Comentários