8 de maio de 2013 - 10h49
O primeiro caso na Europa de coronavírus, um novo vírus parecido com a síndrome respiratória aguda severa, foi confirmado em França numa pessoa que regressou recentemente de uma viagem aos Emirados Árabes Unidos, anunciou hoje o Ministério da Saúde francês.
“É o primeiro caso deste tipo de vírus da família dos coronavírus a ser confirmado em França”, adiantou fonte do Ministério da Saúde francês, acrescentando que a pessoa foi hospitalizada e colocada em isolamento.
Os coronavírus são uma vasta família de vírus que inclui os que causam a gripe comum, mas também a síndrome respiratória aguda severa (SRAS), que em 2003 matou cerca de 800 pessoas numa epidemia que alastrou sobretudo na Ásia.
O novo coronavírus, identificado pela primeira vez em setembro de 2012 após a morte de um doente em junho do mesmo ano, é, no entanto, diferente do que provocou a SRAS, já que causa uma falência renal rápida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18 pessoas morreram em todo o mundo contaminadas por este vírus, 11 das quais na Arábia Saudita.
Em Portugal, a Direção-Geral de Saúde aconselhou os cidadãos que viajarem para a península arábica a terem cuidados redobrados com a higiene das mãos e evitarem o contacto com animais, para prevenir o coronavírus, um vírus potencialmente fatal.
Lusa