“Amanhã, terça-feira, será um dia de céu pouco nublado, ainda apresentará períodos de maior nebulosidade até meio da tarde. O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante norte, sendo moderado a forte, com rajadas até 60 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Para amanhã há também uma pequena descida da temperatura mínima, descida que rondará os 4º, e temos também formação de gelo ou geada nas regiões norte e centro”, disse à Lusa o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O primeiro dia de primavera será fresco, mas as temperaturas descem ainda mais nos dois dias seguintes, com as mínimas a fixarem-se em valores “abaixo do que é normal para a época”, sendo negativas no norte do país.

“Quarta-feira já temos temperatura mínimas abaixo de 0º previstas para algumas capitais de distrito como Bragança, Guarda e Braga. Depois temos Viana do Castelo, Vila Real, Viseu também, com temperaturas a rondar os zero graus. Portanto, um dia com uma noite fria”, sintetizou Bruno Café.

Com a primavera, chegam também os sintomas alérgicos. Veja em baixo como os pode minimizar.

10 conselhos para evitar as alergias da primavera

Para os primeiros dias de primavera não se prevê chuva, sendo que para quarta-feira se prevê céu pouco nublado ou limpo, com o vento a “enfraquecer gradualmente”, já só se esperando vento forte nas terras altas até ao final da manhã.

Segundo a informação disponível na página do Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera acontece este ano no hemisfério norte pelas 16:15 de dia 20 de março.

“Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de junho às 11:07”, acrescenta a nota do Observatório Astronómico sobre a data.

O equinócio, explica o Observatório, é o “instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste” e a palavra, na sua origem latina, significa noite com duração igual ao dia.

Dentro de dias, a 25 de março, na madrugada de sábado para domingo, a hora muda em Portugal para o horário de verão, com os relógios a adiantarem uma hora, à 01:00 para as 2:00 em Portugal continental e região autónoma da Madeira, e às 00:00 para a 01:00 na região autónoma dos Açores.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.