A app “Posso ir?”, desenvolvida no âmbito do Tech4Covid19, um coletivo de engenheiros, cientistas, designers, profissionais de saúde, técnicos de marketing e outros, todos voluntários, que se juntaram para combater a COVID-19, popularizou-se no início da quarentena, por medir a taxa de ocupação de supermercados, farmácias e demais espaços públicos, com vista a garantir o distanciamento social.
Tal como a “Info Praia”, a app da Agência Portuguesa do Ambiente, a “Posso ir?” conta com as informações fornecidas pelos concessionários. Mas junta-lhes as informações dos próprios banhistas. Tudo em tempo real. E, em parceria com a DECO PROTESTE, brevemente indicará ainda o nível de qualidade da água do mar, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e de vigilância, e as infraestruturas disponíveis.
Mais de 45 mil lojas e 600 praias, e sempre a somar
Com indicadores visuais para utilizadores daltónicos, a “Posso ir?”, que inclui 45 mil estabelecimentos comerciais e mais de 600 praias em Portugal Continental e nas ilhas, soma já mais de 200 mil downloads.
Descarregue-a na App Store ou na Play Store. Também pode seguir o projeto no website, no Facebook ou no Instagram.
Mas os criadores da aplicação querem ir mais longe e desejam a colaboração de um número superior de lojas, concessionários de praias e restaurantes, além do apoio das autarquias. Quanto maior o volume da informação recolhida, maior a fiabilidade, mas também o nível de confiança transmitida aos cidadãos, para que regressem à normalidade.
Principais funcionalidades da app
A app recolhe a informação oficial, fornecida pela Agência Portuguesa do Ambiente, com base nas respostas dos concessionários. Mas inclui também as informações dos banhistas. Quanto mais participantes colaborarem, mais fiáveis serão os dados.
Antes de se deslocar, selecione a praia desejada e verifique a taxa de ocupação. Para uma leitura mais intuitiva, foi estabelecido um sistema de cores.
Além de praias, a “Posso ir?” monitoriza supermercados, restaurantes, farmácias e outros espaços públicos. Pode marcar os seus favoritos, para mais depressa os encontrar, e evitar filas e aglomerações.
Comentários