12 de maio de 2014 - 09h18
Portugal continental e ilhas apresentam hoje um índice ultravioleta (UV) muito alto, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aconselhando o uso de óculos com filtro UV, chapéu e protetor solar.
Os índices "muito altos" vão registar-se em todo o continente, escapando a este nível as ilhas açorianas Horta e Angra do Heroísmo, que se encontram sob risco “alto” de exposição à radiação UV, aconselhando o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”, sendo o máximo o 11.
Quanto ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade, com neblina ou nevoeiro matinal, em alguns locais do litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 65 km/h, no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas em especial durante a tarde.
Está ainda prevista uma pequena descida de temperatura mínima na região Norte e no litoral da região Centro
Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, com boas abertas, e a possibilidade de aguaceiros fracos na madrugada. Na Madeira, o céu vai estar pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo até ao final da manhã.
Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, enquanto no Porto são esperados 19 e Faro prevê uma máxima de 28 graus.
Lusa