
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu um alerta para este fim de semana: o território de Portugal continental está sob a influência de uma massa de ar proveniente do Norte de África "com maior expressão entre as regiões do Algarve e Lisboa" e que aliada aos aguaceiros previstos podem dar origem a "chuvas de lama".
A agência tutelada pelo governo constata que se registam "níveis elevados de partículas inaláveis" desde quinta-feira, o que está a provocar uma fraca qualidade do ar.
Efeitos na saúde humana
Prevendo a continuação do fenómeno, a APA afirma que este se estende "a todo o território continental", o que antecipa uma situação de fraca qualidade do ar que em caso de ocorrência de precipitação poderá dar origem às denominadas "chuvas de lama".
A Agência Portuguesa do Ambiente detalha na nota que "este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção-Geral de Saúde".
"A APA continua a acompanhar esta situação", acrescenta no comunicado.
10 distritos a laranja
Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação no sul, por vezes forte no final do dia, estendendo-se ao centro. A previsão é ainda de vento forte a partir do final da tarde no litoral a sul do Mondego e terras altas. A agitação marítima será forte na costa ocidental, deixando 10 distritos sob aviso laranja no continente.
Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja (ente as 21h00 de hoje e as 12h00 de domingo) devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.
Comentários