O Peru é já o sexto país do mundo com mais casos confirmados, com 607 mil infetados. As 28 mil mortes associadas à COVID-19 registadas no Peru traduzem-se numa mortalidade de 85,8 mortes por 100 mil habitantes, um dado que resulta da divisão do número de mortes pela população nacional de 32,6 milhões de habitantes, segundo o dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI).

No total, são mais de 65 mil mortes a mais desde o início da pandemia, já que desde março as mortes aumentaram 120% no Peru.

A letalidade do coronavírus no Peru é de 4,8%, ou seja, quase cinco em cada 100 pessoas infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 morrem. No México essa taxa é de 10,8%.

Depois do Peru e da Bélgica, que reviu em baixa na quarta-feira os números da pandemia, os países com maiores taxas de mortalidade são Reino Unido e Espanha, com 62 e 61 mortes por 100 mil habitantes respetivamente.

A pandemia de COVID-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes