Até agora, em Setúbal, já foram recolhidas 32 493 beatas de cigarro em 5 ações da campanha, sendo este número equivalente a 1 624,65 maços de tabaco.

Os voluntários conseguiram recolher 4945 beatas em menos de 95 minutos, correspondendo a um total equivalente a 247,25 maços de tabaco. Ao longo da ação os voluntários contaram com palavras de apreço e de apoio à iniciativa vindos da parte de cidadãos que se encontravam no local, tendo alguns deles participado também na atividade.

Para além das 4945 beatas foram recolhidos também 344 paus de cotonetes no areal, números que justificam a presença destes dois tipos de resíduos no top 10 de lixo marinho mais abundante nas praias de todo o mundo.

Esta ação contou com a participação de algumas crianças que foram sensibilizadas para o problema dos plásticos no oceano e para a necessidade de criar novos hábitos. Todos os participantes tiveram acesso a luvas, sacos reutilizáveis e camaroeiros que facilitaram a recolha de beatas e pequenos plásticos presentes no areal.

Quinta ação

Esta foi a 5ª ação de recolha de beatas e de sensibilização levada a cabo pelo grupo informal Feel4Planet. No total das 5 ações já realizadas foram recolhidas 32 493 beatas em apenas 9 horas, perfazendo um total equivalente a 1 624,65 maços de tabaco.

Estes são números alarmantes que comprovam a necessidade de intervir ativamente tanto nas zonas ribeirinhas junto ao Rio Sado, como no centro da cidade, de forma a impedir que as beatas de cigarros, que para além de não serem biodegradáveis e de se deteriorarem a longo prazo transformando-se em micro plásticos são responsáveis também pela libertação de cerca de 4700 substâncias nocivas para o ambiente.

A ação desenvolvida contou com o importante apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Capitania do Porto de Setúbal.

No dia 30 de setembro a Feel4Planet associa-se ao Clube da Arrábida na realização da 7ª recolha voluntária anual de lixo nas praias, matas, falésias e acessos do Portinho da Arrábida, Creiro, Alpertuche, Coelhos e Galapinhos. A atividade terá inicio às 9h00 e deverá terminar às 13h00. Esta ação conta com o apoio do Parque Natural da Arrábida, Secil, Amarsul, Câmara Municipal de Setúbal, Feel4Planet, Ocean Alive, Bar Mafalda e Santa Casa da Misericórdia de Azeitão.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.