Apesar de termos cada vez mais conhecimentos e mais formas de tratar a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa, a verdade é que nem sempre as coisas são fáceis. Há momentos em que o mundo parece que vai desabar e em que é preciso dar a volta para enfrentar situações concretas. É o que acontece quando temos um estoma com o qual temos de aprender a viver.

Mas aí a enfermeira estomoterapeuta pode ser a pessoa certa no momento certo. Quando os estomas fazem parte da situação de vida da pessoa com DII o papel da enfermeira é ainda mais importante e, nesse sentido, há todo um caminho que é preciso percorrer a dois.

No episódio inaugural da nova temporada de "Dar a Volta à DII" vamos conhecer o papel da enfermeira estomoterapeuta e a sua importância na vida das pessoas com DII.

Para responder às perguntas de Marina Caldas convidámos a enfermeira Maria Manuel Castro, do Centro Hospitalar Universitário de S. João, numa conversa onde pudemos perceber melhor como o apoio dos profissionais de saúde é fundamental para entender a DII e aprender a viver com ela.

Veja o vídeo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.