A nutricionista, Lucía Martínez Argüelles, num artigo publicado no jornal espanhol El País, indica quatro produtos vendidos como saudáveis, mas que na verdade podem ser um embuste.

Iogurtes desnatados

Os iogurtes desnatados são vendidos com uma multiplicidade de sabores como sendo hipocalóricos e isentos de gordura. No entanto, estes iogurtes tendem a ter grandes quantidades de açúcar. A nutricionista alerta que é preferível escolher iogurtes sem açúcar adicionado em vez de iogurtes desnatados. A melhor opção são os iogurtes naturais.

Bolachas sem açúcar

Os fabricantes sabem que o açúcar está na mira das autoridades de saúde e portanto optam por adoçantes artificiais, o que lhes permite escrever "sem açúcar" nas embalagens. Apesar disso, os produtos são fabricados com ingredientes pouco recomendáveis, como farinhas refinadas, adoçantes e gorduras trans. A melhor opção são é o pão integral ou o bolo caseiro (de vez em quando).

Fiambre com pouca gordura

Muitos fiambres contêm menos de 70% de carne. O resto são produtos adicionados, como fécula, amido e açúcar. Por outro lado, a especialista recorda que os fiambres fazem parte do conjunto de carnes processadas que a Organização Mundial de Saúde não recomenda por considerar cancerígenas. Como alternativa, deve ser consumida carne natural não processada. O frango ou peru são as melhores opções.

Cereais

Segundo a nutricionista, na sua constituição podem encontrar-se 15 a 20% de açúcares adicionados. A opção mais saudável são os cereais integrais, como a aveia.

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