22 de fevereiro de 2013 – 15h50
Considerado um dos países mais rigorosos na luta contra o tabagismo, o governo da Nova Zelândia anunciou esta semana que vai avançar com uma lei semelhante à australiana e obrigar as empresas a retirarem o logótipo e o rótulo dos maços de tabaco. 
A lei "irá remover o último vestígio de glamour destes produtos mortais", brincou Tariana Turia, do Ministério da Saúde. 
A legislação da Nova Zelândia já obriga os vendedores a esconder os maços de cigarros atrás do balcão e o imposto praticado sobre o produto é um dos mais altos do mundo. 
A nova legislação segue o exemplo australiano, que entrou em vigor em dezembro e substituiu os logótipos nas embalagens por avisos para os consumidores. Essa lei na Austrália está ainda a ser revista. 
As empresas de comercialização de tabaco perderam um recurso na Supremo Tribunal do país, mas a Organização Mundial do Comércio concordou em analisar as reclamações de diversos países produtores de tabaco.
Se o diploma conseguir luz verde no Parlamento, a Nova Zelândia será o segundo país do mundo, depois da Austrália, a proibir a comercialização de maços de tabaco com publicidade e com o logótipo da marca.
SAPO Saúde