O Mercy, que já visitou Timor-Leste no passado, faz parte da frota norte-americana do Pacifico, com sede em Pearl Harbour, e vai agora visitar, além de Timor-Leste, Filipinas, Vietname, Malásia e Indonésia.

"Com a Parceria do Pacífico fortalecemos as relações com os nossos aliados e parceiros na Ásia e Pacífico", destacou o almirante Charles Williams, comandante responsável pela missão deste ano.

"Esta missão dinâmica é um grande exemplo de cooperação multilateral civil e militar e serve como modelo de coordenação entre várias nações participantes, agências do Governo e não-governamentais", sublinhou.

A visita, como explica a frota na sua página na internet, pretende fortalecer a cooperação civil e militar, os preparativos em caso de respostas a desastres naturais e os laços regionais.

Tripulação vai dar consultas médicas

A tripulação do Mercy vai participar em várias missões humanitárias que, no caso de Timor-Leste, inclui consultas médicas e outros programas de apoio no terreno.

A Parceria do Pacífico começou em dezembro de 2004 em resposta ao 'tsunami' que devastou, no final desse ano, as costas de vários países do sudeste asiático.

"É uma grande oportunidade. Todos nos sentimos honrados de fazer parte da missão. É muito importante poder trabalhar nestes cinco países ao lado de outros quadros militares", sublinhou o tenente-coronel Andrew Rice, vice-chefe de Estado-maior da Parceria do Pacífico.

Trata-se da maior missão humanitária multilateral levada a cabo no Pacífico anualmente, envolvendo mais de 600 efetivos militares e civis dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido, Malásia, Singapura, Coreia e Japão.

Em cada um dos países visitados haverá consultas médicas e de veterinária, além de vários projetos comunitários, simpósios médicos e outras iniciativas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.