Na iniciativa, a nadadora será acompanhada por um grupo de amigos no percurso de 13 quilómetros que tem a partida na Meia-Praia (Lagos), pelas 08:30, e chegada à Praia da Rocha (Portimão), no distrito de Faro, a partir das 12:00.

A campanha “Amigos na Demência” é uma iniciativa da Alzheimer Portugal, integrada no movimento global “Dementia Friends”, que tem como objetivo geral aumentar a compreensão sobre as demências e convidar os cidadãos a comprometerem-se na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.

10 sinais de alerta da Doença de Alzheimer
10 sinais de alerta da Doença de Alzheimer
Ver artigo

Para efetuar a travessia solidária no mar algarvio, a nadadora convidou os também nadadores Paulo Sousa, Tomás Metclafe, Brian Fortune e José Faustino, para angariar fundos para a campanha lançada no passado mês de julho em Portugal.

Neurocientista de profissão e campeã portuguesa de natação

Susana Novais Santos, neurocientista de profissão, é campeã portuguesa de natação em águas abertas, tendo sido até à data a única mulher portuguesa a efetuar a travessia a ilha das Berlengas e Peniche.

Para o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, citado num comunicado da organização do evento, “a travessia solidária e o gesto da Susana em particular, são um grande exemplo” de como, enquanto cidadãos, se pode ser ‘Amigos na Demência’.

Os 10 desportos que queimam mais calorias
Os 10 desportos que queimam mais calorias
Ver artigo

“Basta querermos aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e depois transformar essa aprendizagem numa ação (que pode ser pequena ou grande) em favor da pessoa com demência”, lê-se no documento.

Alzheimer, a forma mais comum de demência

A Alzheimer Portugal é uma organização de âmbito nacional, constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores, defendendo uma sociedade que integre e reconheça os direitos das pessoas com demência.

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.

Até à presente data não existe cura para a Doença de Alzheimer. No entanto, existem algumas medicações que parecem permitir alguma estabilização do funcionamento cognitivo nas pessoas com Doença de Alzheimer, nas fases ligeira e moderada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com demência vai triplicar nos próximos 30 anos, devendo atingir os 152 milhões em 2050.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.