Apesar de existirem outros restaurantes com um conceito semelhante, como em Taiwan e na Rússia, o Jamban Café distingue-se da concorrência porque tenta ensinar aos seus clientes os benefícios da higiene pública e a necessidade de utilizar a casa de banho neste país do sudeste asiático. O pequeno restaurante, situado na costa norte de Java, abriu as portas em abril e promete mudar mentalidades.

A iniciativa do proprietário do restaurante, Budi Laksono, baseia-se no facto de milhares de indonésios viverem abaixo do limiar da pobreza, num arquipélago que tem um dos índices de defecação ao ar livre mais altos do mundo. E esta prática contribui para a transmissão de doenças.

Budi Laksono, que trabalhou para as autoridades locais como especialista em saúde, conversa com os clientes e mostra-lhes, no seu computador portátil, vídeos para convencê-los a fazer o uso regular de sanitas no seu dia a dia.  "Este café lembra-nos que muitas pessoas na Indonésia continuam sem ter casas de banho", afirma.

No restaurante, as reações dos clientes foram complicadas. "No princípio senti nojo, mas no fim comi uma parte da comida por curiosidade", explicou Mukodas, de 27 anos, que pediu uma sopa. Outra cliente, Annisa Dhea, de 15 anos, também sentiu repulsa pela loiça da sua refeição, mas foi tranquilizada pelo proprietário que explicou que a comida era "saudável e higiénica".

Para os clientes que tenham objeções em comer, por exemplo, uma sopa com almôndegas servida num "prato-sanita", o Jamban coloca à disposição sacos de papel para a má disposição.

Budi Laksono reconhece que a iniciativa fora do normal gerou uma grande polémica no país muçulmano mais populoso do mundo. "Muitos opositores dizem que o café é um local inapropriado e contrário à lei islâmica", lamenta.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.