O procedimento cirúrgico foi realizado na segunda-feira por uma equipa do setor da Patologia do Ombro, do Serviço de Ortopedia, refere um comunicado do CHUC enviado à agência Lusa.

"A cirurgia, conduzida por uma equipa liderada pela ortopedista Ana Inês, dedicada à patologia do ombro, foi realizada no bloco operatório do polo Hospital Geral, onde se encontra localizado o setor da Patologia do Ombro do Serviço de Ortopedia", refere a nota.

Segundo o CHUC, "a coifa dos rotadores associa os tendões dos principais músculos responsáveis pela mobilização do ombro, que quando rompem limita muito o doente nas suas atividades quotidianas, como vestir-se, pentear-se ou fazer a barba".

"A rotura maciça da coifa evolui naturalmente para uma artrose do ombro, tendo nestes casos indicação para colocação de prótese invertida", explica a cirurgiã Ana Inês, citada no comunicado.

De acordo com a ortopedista, "a técnica cirúrgica utilizada consiste na introdução a nível do ombro de um balão biodegradável que funcionará como ‘almofada', o qual com reabilitação adequada permitirá um reequilíbrio do ombro".

Este procedimento "constitui uma alternativa aos tratamentos realizados até agora, é menos agressivo, de rápida reabilitação, beneficiando sobretudo doentes (idealmente com menos de 65 anos) que têm uma rotura irreparável, sem sinais de artrose, permitindo-lhes ganhar melhoria da qualidade de vida, nomeadamente com diminuição da dor e aumento da mobilidade do ombro, readquirindo capacidade de retomar parte das suas atividades da vida diária, até então limitadas".

Citado no comunicado, o diretor do Serviço de Ortopedia, Fernando Fonseca, salienta os benefícios desta técnica, "que permite ao doente ganhar mais autonomia na sua vida diária, com recurso a uma técnica cirúrgica pouco invasiva, bem como atrasar ou mesmo evitar a implantação de uma prótese do ombro".

"Para o serviço de Ortopedia de um centro de referência nacional, e hospital de fim de linha inserido no SNS, é importante poder dar aos doentes que o procuram as melhores soluções para os seus problemas e que podem não encontrar noutros locais", sublinha o diretor do serviço.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.