"É extraordinariamente difícil conciliar a decisão médica com as expectativas de nível e tempo de retoma desportiva. Um indivíduo que retome toda a sua atividade desportiva é um sucesso do ponto de vista médico. No entanto, se o não fizer ao mesmo nível, desaponta todas as expectativas individuais e coletivas", salineta João Espregueira Mendes, médico e responsável pela organização do evento.

"Por outro lado, é muitas vezes difícil conciliar o interesse desportivo imediato com aquilo que é bom para o ser humano a médio-longo prazo", comenta o especialista.

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, o Porto Palácio Congress Hotel & Spa acolhe as Jornadas Saúde Atlântica, na Cidade Invicta, que pretendem debater várias questões sobre as lesões no futebol.

O evento vai reunir diversos especialistas em várias áreas: traumatologia desportiva, ortopedia, tratamentos, imagiologia, entre muitas outras.

O presidente do congresso sublinha que "o principal objetivo deste evento é juntar vários especialistas em diversas áreas relacionadas com o tema das lesões no futebol e toda a sua importância e influência, tanto para o jogador, como para o clube, a equipa técnica e o departamento médico".

"O tema do futebol continua a ser um dos mais relevantes na área da traumatologia desportiva e na ortopedia. É por isso que procurámos ter nestas jornadas um painel diversificado de oradores para que possamos ir mais além da área desportiva ou médica e dar a conhecer outros aspetos desta área", conclui o especialista.

Veja ainda: Estes são os 10 desportos mais completos e saudáveis