A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) anunciou hoje, em comunicado, que o projeto “SNS + Proximidade” foi alargado na terça-feira a mais oito Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS).

Estas são as 10 doenças mais estigmatizadas do mundo
Estas são as 10 doenças mais estigmatizadas do mundo
Ver artigo

Com este novo serviço de proximidade e de interação entre profissionais e utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como do interesse que a informação constante em cada SMS (dia, hora, unidade de saúde, contacto) representa para os utentes, a ARS Norte pretende “maximizar recursos, eliminar faltas desnecessárias a consultas – por vezes apenas por esquecimento –, perdas de tempo com deslocações e despesas para os utentes, ou seus familiares, com telefonemas e ampliar os níveis de gestão e de eficiência dos serviços”.

A ARS-Norte salienta que está planeada “a cobertura generalizada a praticamente toda a população da região Norte ainda no decurso deste mês”.

O projeto foi implementado em meados deste ano, numa primeira fase em modelo piloto, nos ACeS de Barcelos/Esposende, Gondomar e Porto Ocidental.

“Após avaliação e classificação do mesmo com níveis de satisfação, por parte dos utentes e profissionais, muito elevados”, foi decidido alargar o projeto a outros ACeS, salienta a ARS-Norte.