O diretor-nacional da Saúde Pública de Moçambique, Quinhas Fernandes, avançou à comunicação social que a campanha de imunização em adolescentes será realizada em escolas, unidades de saúde e por brigadas móveis criadas para o efeito.
Mais de 3.200 brigadas de vacinação serão mobilizadas para a operação, acrescentou Fernandes.
Os mais de 4,7 milhões de adolescentes que serão abrangidos nesta segunda fase tomou a primeira dose da vacina entre 27 de setembro e 12 de outubro, disse.
Dessa cifra, 49% foram vacinados nas escolas.
A operação vai custar cerca de sete milhões de dólares (mais de 6,7 milhões de euros) e foram mobilizados pelo Governo, acrescentou Quinhas Fernandes.
“Solicitamos a colaboração dos países e encarregados de educação, professores, líderes religiosos, forças políticas e todos aqueles com influências nas comunidades, para o êxito desta campanha”, afirmou o diretor-nacional da Saúde Pública.
A taxa de vacinação em Moçambique ronda os 100% da população adulta elegível e contribuiu para o recuo da doença, de acordo com as autoridades.
Moçambique já levantou a generalidade das restrições que impôs para travar a propagação da covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Comentários