4 de abril de 2014 - 12h20
Uma ação de limpeza em cinco praias no concelho de Odemira, envolvendo 155 voluntários, resultou na recolha de duas toneladas de lixo, que estão em exposição, até segunda-feira, em Vila Nova de Milfontes, foi hoje divulgado.
Os resíduos recolhidos durante três dias de limpeza foram depositados à entrada da vila do litoral alentejano “com o objetivo de sensibilizar população e turistas para o problema dos efeitos da poluição e para a necessidade de preservar a natureza”, divulgou a Câmara Municipal de Odemira, em comunicado enviado à agência Lusa.
A intervenção ocorreu nas praias do Farol, da Franquia, do Malhão e dos Aivados, na freguesia de Vila Nova de Milfontes, e na praia das Furnas, em Longueira/Almograve.
Na ação de limpeza, estiveram envolvidos 155 voluntários, incluindo alunos da Escola Profissional de Odemira, do Colégio Nossa Senhora da Graça e do Agrupamento de Escuteiros de Odemira.
A contabilização exata dos resíduos será feita apenas após a sua remoção do local onde estão expostos, mas o município estimou hoje à Lusa que terão sido recolhidas cerca de duas toneladas de lixo, na sua maioria objetos em plástico.
A ação decorreu no âmbito das atividades ligadas à educação ambiental do Programa Bandeira Azul 2014.
A iniciativa contou com o apoio de entidades públicas e de empresas e foi desenvolvida em parceria com a Brigada do Mar, um grupo de voluntários que, desde 2009, se tem juntado para limpar as praias do concelho de Grândola.
Lusa