Sofia Raposo é a médica convidada para realizar a primeira sessão do Ciclo "Ligue à sua Saúde" sobre o Cancro da Mama.

Conhecer os sintomas, os factores de risco e como prevenir uma doença que mata cerca de 4.500 mulheres por ano, são os objectivos desta iniciativa. A organização deste Ciclo mensal é da Livraria Almedina, da Ideias Concertadas e da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A entrada é livre.

"As mulheres devem estar sensibilizadas para a prevenção e o conhecimento do próprio corpo, bem como para a regularidade da realização de ecografias e mamografias. Assim, pretende-se alertar as mulheres para o interesse do diagnóstico precoce, que permitirá uma melhor abordagem terapêutica, assim como, a conservação de um órgão tão importante quer na maternidade quer na feminilidade", apela Sofia Raposo, médica interna do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum na mulher (não considerando o melanoma), e é responsável pela segunda causa de morte por cancro, na mulher. Anualmente, em Portugal, são diagnosticados 4500 novos casos de cancro da mama.

Sofia Raposo é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2007 e realizou um mestrado integrado em Medicina em 2009.

Próxima sessão na Livraria Almedina Estádio: A pneumologista Lourdes Barradas fala sobre Cancro do Pulmão, no dia 23 de Novembro, pelas 18h.

2010-10-25