De forma a assinalar o Dia Mundial das Hepatites, que terá lugar no dia 28 de Julho, a Aliança Mundial contra a Hepatite vai dinamizar, ao longo desse dia, um amplo conjunto de atividades em diversos locais por todo o mundo. O objetivo é que a maior quantidade de pessoas realizem ações inspiradas no lema «não vejo, não ouço e não falo», repetindo as ações dos três macacos do provérbio, e que seja estabelecido um recorde que passe a figurar no conhecido livro Guinness World Record.

A campanha da Aliança Mundial contra a Hepatite deste ano tem como ponto de partida o provérbio «Os três macacos sábios». Estes macacos são Mizaru, cobrindo os olhos, que não vê o mal; Kikazaru, cobrindo as orelhas, que não ouve o mal; e Iwazaru, cobrindo a boca, que não fala do mal.

Existem muitos significados associados ao provérbio, mas o mais utilizado é para indicar as pessoas que lidam com os problemas recusando-se a reconhecer a existência dos mesmos. Este tema foi escolhido pela Aliança Mundial contra a Hepatite para salientar que, em todo o mundo, a hepatite ainda está a ser muito ignorada. Através da divulgação sobre esta iniciativa, a organização espera incentivar as pessoas a enfrentar a hepatite.

26 de julho de 2012

@SAPO