Segundo um comunicado conjunto da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da Santa Casa da Misericórdia e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, todos os casos ativos de covid-19 estão confinados na instituição.

“À semelhança de todos os casos ativos do concelho, estão a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde, pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e [pela] Santa Casa da Misericórdia, auxiliando os mesmos e [as] respetivas famílias”, refere a nota enviada à agência Lusa.

A fonte acrescenta que, “atendendo ao número significativo de casos de covid-19, entenderam as autoridades de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova transferir os utentes com resultados negativos à covid-19 para a unidade hoteleira Hotel Estrela da Idanha, que prontamente colaborou nesta solução”.

“Nesta data (24 de outubro de 2020) verifica-se um total de 100 casos ativos no concelho de Idanha-a-Nova” e “os casos diagnosticados são assintomáticos”, é também indicado.

A situação epidemiológica do concelho de Idanha-a-Nova “continuará a ser acompanhada, a cada momento, pelas autoridades competentes e será devidamente divulgada”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 42,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.297 pessoas dos 116.109 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.