No Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, 10 de março*, a atriz vai colaborar com a campanha “Alerta Doença Venosa” numa aula de fitness ao ar livre, na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa.

Entre as 10h00 e as 12h00, além de muito movimento, no local vai também ser possível encontrar uma ação de rastreio à DVC. A entrada livre e a inscrição deve ser feita através do site da Quinta Pedagógica dos Olivais.

10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
Ver artigo

A iniciativa marca o arranque da edição de 2018 da Campanha “Alerta Doença Venosa”, promovida pela SPACV, que pretende sensibilizar para os riscos da DVC, uma patologia crónica e evolutiva, que muitas vezes é ignorada.

Doença afeta quase um terço da população

Estima-se que cerca de 30% da população adulta portuguesa sofra de Doença Venosa Crónica, que afeta as veias das pernas que transportam o sangue até ao coração. Pernas pesadas e inchadas são sintomas muitas vezes ignorados, mas que podem ser sinal de uma patologia não diagnosticada. As mulheres com mais de 30 anos são as principais afetadas embora a doença também afete mulheres mais jovens e os homens.

Os fatores de risco para a DVC passam por idade avançada, gravidez, predisposição familiar e obesidade. O sedentarismo um dos principais fatores de risco para a DVC, pelo que é fundamental uma prática regular de exercício. Marcha, ginástica, dança, ciclismo ou natação são as modalidades mais recomendadas.

Nesse âmbito, em 2018, a SPACV marca a Campanha “Alerta Doença Venosa” com ações que vão alertar os portugueses não só para o diagnóstico precoce, pelo rastreio, mas também pela prevenção, através da atividade física.

Além da aula de fitness com Jéssica Athayde, a Campanha Alerta Doença Venosa passa em 2018 por uma caminhada em Évora no Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – e uma caminhada pelo centro histórico de Guimarães, no âmbito do XVIII Congresso SPACV, em julho.

*Devido às previsões meteorológicas para este fim-de-semana, a aula de fitness ao ar livre com Jéssica Athayde agendada para o dia 10 de março será adiada para data a comunicar brevemente. A aula é promovida pela Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e tem como objetivo alertar para a Doença Venosa Crónica (DVC). 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.