
No Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, 10 de março*, a atriz vai colaborar com a campanha “Alerta Doença Venosa” numa aula de fitness ao ar livre, na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa.
Entre as 10h00 e as 12h00, além de muito movimento, no local vai também ser possível encontrar uma ação de rastreio à DVC. A entrada livre e a inscrição deve ser feita através do site da Quinta Pedagógica dos Olivais.
A iniciativa marca o arranque da edição de 2018 da Campanha “Alerta Doença Venosa”, promovida pela SPACV, que pretende sensibilizar para os riscos da DVC, uma patologia crónica e evolutiva, que muitas vezes é ignorada.
Doença afeta quase um terço da população
Estima-se que cerca de 30% da população adulta portuguesa sofra de Doença Venosa Crónica, que afeta as veias das pernas que transportam o sangue até ao coração. Pernas pesadas e inchadas são sintomas muitas vezes ignorados, mas que podem ser sinal de uma patologia não diagnosticada. As mulheres com mais de 30 anos são as principais afetadas embora a doença também afete mulheres mais jovens e os homens.
Os fatores de risco para a DVC passam por idade avançada, gravidez, predisposição familiar e obesidade. O sedentarismo um dos principais fatores de risco para a DVC, pelo que é fundamental uma prática regular de exercício. Marcha, ginástica, dança, ciclismo ou natação são as modalidades mais recomendadas.
Nesse âmbito, em 2018, a SPACV marca a Campanha “Alerta Doença Venosa” com ações que vão alertar os portugueses não só para o diagnóstico precoce, pelo rastreio, mas também pela prevenção, através da atividade física.
Além da aula de fitness com Jéssica Athayde, a Campanha Alerta Doença Venosa passa em 2018 por uma caminhada em Évora no Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – e uma caminhada pelo centro histórico de Guimarães, no âmbito do XVIII Congresso SPACV, em julho.
Comentários