No passado sábado, 11 de Fevereiro, a IV Jornada de Recolha de Medicamentos do Banco Farmacêutico (BF) bateu novos recordes em termos de farmácias aderentes, voluntários inscritos, medicamentos doados e, por conseguinte, instituições e pessoas apoiadas. No total, estiveram 112 farmácias envolvidas – entre os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Évora, Beja e Faro, numa edição que marcou ainda a chegada do BF aos Açores – cerca de 300 voluntários, 9431 medicamentos recolhidos e 65 instituições apoiadas: números que vão beneficiar mais de 40.000 pessoas.
 
“A edição deste ano foi, novamente, um sucesso. Ao depararmo-nos com números como estes, somos confrontados com a generosidade de todos aqueles que fizeram questão de dar o seu contributo. É verdadeiramente gratificante saber que esta iniciativa continua a representar uma ajuda cada vez mais significativa junto de pessoas carenciadas. Mais uma vez, é de louvar a entrega e dedicação de todos os farmacêuticos, voluntários e utentes que participaram nesta Jornada”, considera Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico.
 
Nas três edições anteriores, já tinham sido doados perto de 20.000 medicamentos. Ao contrário do que os mais céticos poderiam prever, a crise que se vive em nada influenciou os resultados de mais uma edição do Banco Farmacêutico, reforçando a faceta solidária dos portugueses.
 
Para além das 112 farmácias aderentes, a edição deste ano contou com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e da LogistaPharma.
 
O Banco Farmacêutico nasceu em Milão, como associação sem fins lucrativos, de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia. A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu, em Dezembro de 2000, e teve lugar apenas na província de Milão. Desde então, a jornada realiza-se todos os anos, no segundo sábado do mês de fevereiro. Atualmente, abrange cerca de 3.500 farmácias e já beneficia mais de 450 mil pessoas carenciadas. A iniciativa existe também em Espanha, desde 2007.

15 de fevereiro de 2012

@Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.