"É uma aquisição fundamental, que promete dotar o consórcio Centro Académico Clínico de Coimbra CHUC-UC de condições ímpares a nível nacional para a investigação em imagiologia cerebral", revelou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

A aquisição dos dois tomógrafos PET foi financiada em 85% (4,2 milhões) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro.

"Este investimento vai permitir à infraestrutura científica em causa e, por inerência, à região Centro, a desejável consolidação das competências técnicas e humanas instaladas na área da medicina nuclear, com importantes retornos não só de reconhecimento pelo incremento da sua participação em projetos europeus de maior dimensão e do seu relacionamento com empresas", refere a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa.

Um dos tomógrafos PET para estudo do cérebro ficará instalado no ICNAS e o outro no serviço de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

"A aquisição dos dois tomógrafos PET (Tomografia por Emissão de Positrões) humano, para utilização de radiofármacos de vida curta/longa e investigação básica/clínica, em parceria com o CHUC, representa uma enorme mais-valia para a Universidade de Coimbra", reconhecem os investigadores.

O projeto BIN - Infraestrutura Central da Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral é liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e está sediado no ICNAS.

Miguel Castelo-Branco, investigador responsável do projeto, destaca o "enorme volume de dados de investigação básica e clínica" que os novos dispositivos permitirão reunir e analisar", acrescentando que "poucas infraestruturas deste género reúnem esta diversidade e complementaridade em termos de imagiologia cerebral (Ressonância Magnética e PET - Tomografia de Emissão de Positrões)", mesmo a nível internacional.

"A liderança da Universidade de Coimbra na imagiologia médica, com particular ênfase na medicina nuclear, é cada vez mais marcada. A ligação entre a UC e o CHUC dá cada vez mais frutos, não apenas a um nível local ou nacional, mas, sim, de forma a reforçar uma estrutura internacionalmente competitiva em termos de investigação base e de translação clínica", sublinha o reitor da UC, João Gabriel Silva.

Também o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro, destaca a importância da aquisição do equipamento, dizendo que vai "melhorar muito a capacidade de resposta do hospital, no âmbito da imagem funcional".

A Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral é um projeto que tem como objetivo principal viabilizar o acesso da comunidade científica nacional a equipamentos de nível avançado para o estudo destes temas e tem a sua infraestrutura central instalada na Universidade de Coimbra.