O objetivo principal passa por "promover cuidados centrados na pessoa e não apenas na doença", explicaram à Lusa as investigadoras Susana Magalhães, do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, e Paula Silva, da Faculdade de Medicina Universidade do Porto (FMUP).

"Através desta abordagem interdisciplinar será possível melhorar a relação entre doentes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde", indicaram as responsáveis pela iniciativa.

12 sintomas que nunca deve ignorar
12 sintomas que nunca deve ignorar
Ver artigo

Para tal, vão organizar atividades sobre medicina baseada na narrativa, buscando disseminar esta área entre os profissionais de saúde e respetivas instituições e implementar os pilares desta abordagem nos cuidados de saúde em Portugal. A medicina narrativa "sublinha a diferença entre a doença descrita em linguagem científica e a experiência da doença pela pessoa que a vive", explicaram.

O desafio que esta distinção coloca, continuaram, é de evidência baseada na prática, visando encontrar "respostas realistas" para "questões persistentes ou emergentes nos cuidados de saúde".

Este projeto, designado Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa (GERMEN), é promovido pela FMUP, pela Universidade Católica e pela Universidade Fernando Pessoa, em parceria com o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup).

Formações destinadas a profissionais, doentes e familiares

Além dos profissionais de saúde, as sessões organizadas pelo grupo serão destinadas a doentes e familiares, gestores de instituições de saúde, decisores políticos e à população interessada neste tema.

O primeiro seminário está agendado para 20 de abril e procurará explorar a medicina narrativa, com a participação de oradores nacionais e internacionais.

A sessão de apresentação deste projeto, que decorre hoje na ANJE, contará com intervenções das coordenadoras do grupo, Susana Magalhães e Paula Silva, tendo como oradores convidados o patolgista Manuel Sobrinho Simões e a epidemiologista Maria Giulia Marini, membro da Sociedade Italiana de Medicina Narrativa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.