12 de junho de 2013 - 12h36
O Hospital de Braga conseguiu a renovação da acreditação global e, pela primeira vez na sua história, a certificação ISO 9001:2008 dos serviços de Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Imagiologia, Imunohemoterapia, Farmácia e Esterilização, foi hoje anunciado.
Segundo um comunicado do Hospital de Braga, a entidade acreditadora - Caspe Healthcare Knowledge System (CHKS) – atestou que foram superados “com sucesso” os critérios do Manual da Qualidade e confirmou o cumprimento dos requisitos de certificação ISO de todos os serviços de apoio, nomeadamente, Transporte de Utentes, Limpeza, Alimentação, Lavandaria e Tratamento de Roupa, Segurança, Gestão de Resíduos e Controlo de Infestações.
“A acreditação global e a certificação ISO são a garantia de que o Hospital de Braga prossegue uma cultura de qualidade e segurança do doente, de forma a assumir-se como um hospital de referência para todo o Serviço Nacional de Saúde”, garantiu João Ferreira, presidente da Comissão Executiva daquela unidade.
Durante o processo de acreditação e certificação, foram elaborados pelo Hospital de Braga cerca de 1500 procedimentos e cumpridos mais de 9000 critérios de boas práticas internacionais, “que garantem a segurança e qualidade dos cuidados prestados”.
O comunicado acrescenta que o Sistema da Gestão da Qualidade, desenvolvido no âmbito do processo de Acreditação e Certificação, permitiu implementar no Hospital de Braga uma metodologia de trabalho que se dedica à definição, controlo, monitorização e melhoria dos processos da organização.
“Centrado na eficiência da organização,através do estabelecimento de mecanismos de autocontrolo, de análise e tratamento de indicadores de qualidade clínica e segurança do doente, este processo promove a melhoria contínua, com especial enfoque na satisfação do utente e do colaborador”, lê-se ainda no comunicado.
Após a obtenção da Acreditação Global, Certificação da Qualidade e Certificação Ambiental, o Hospital de Braga “reitera o compromisso para com a qualidade e segurança dos serviços prestados aos seus utentes”.
Lusa