As urgências dos Hospitais de Tomar e Torres Novas perdem, na quinta-feira, a especialidade médico-cirúrgica, passando apenas a prestar serviços básicos e a dispor de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).

Fonte do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) disse à agência Lusa que as ambulâncias SIV, que garantem a prestação de cuidados de saúde diferenciados, nomeadamente manobras de reanimação, foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), encontrando-se desde terça-feira junto àqueles hospitais.

Essa era uma condição para a entrada em vigor da medida prevista no plano de reorganização do CHMT, que coloca o serviço de urgência médico-cirúrgica no Hospital de Abrantes, passando as outras duas unidades hospitalares a contar apenas com urgência básica.

Cada uma das duas ambulâncias tem uma tripulação composta por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência.

Ao nível dos recursos técnicos, têm a carga de uma ambulância de Suporte Básico de Vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, permitindo o equipamento das SIV a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.

Com a entrada em vigor desta medida, os casos mais graves passam a ser encaminhados para o Hospital de Abrantes, onde se vão concentrar os profissionais antes distribuídos pelas três unidades.

Além das alterações nos Serviços de Urgências, a reorganização anunciada em janeiro para as três unidades que integram o CHMT passou já pela concentração do serviço de Otorrinolaringologia em Tomar, da Pediatria em Torres Novas e da Ortopedia em Abrantes.

O Bloco Operatório de Torres Novas fechou, passando as cirurgias para a unidade de Tomar, sendo o bloco operatório da maternidade de Abrantes reativado.

A partir de março, entra em vigor o “Projeto Hospital 8|20”, que garante o serviço de ambulatório 12 horas por dia, anunciou o CHMT em comunicado.

Numa primeira fase, o projeto irá funcionar para as consultas de Medicina Interna, Cirurgia e Ortopedia, tendo objetivo estender o horário das 08h00 às 20h00 a todas as especialidades de ambulatório, afirma a nota.

29 de fevereiro de 212

@Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.