"Oncologia sem segredos" é o mote para a próxima edição do maior congresso de veterinária de Portugal, onde entre os dias 20 e 21 de fevereiro, no Europarque em Santa Maria da Feira, se juntam mais de 2500 especialistas de renome, nacional e internacional, para discutir a prevalência, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de uma doença que afecta mais os animais de companhia do que os humanos: o cancro.

Refletindo sobre um panorama onde as doenças oncológicas têm cada vez mais expressividade nos animais de companhia, Luis Montenegro, membro da organização do Congresso Veterinário Montenegro, refere que “os cuidados dados pelos donos e a constante evolução científica da área permitem que a esperança de vida dos animais de companhia seja, hoje em dia, maior".

"Contudo, uma maior esperança de vida acaba por significar uma maior ocorrência de doenças oncológicas, visto que estas são mais comuns nas idades geriátricas", indica.

Leia também: Goste-se ou não, os gatos fazem bem à saúde

Assim, o especialista justifica a escolha do tema oncologia para o Congresso "a temática vai ganhando uma relevância acrescida junto da população e, em particular, junto dos veterinários que se vêem ávidos por adquirir o conhecimento mais atualizado na área".

A aposta na investigação científica é incentivada pelo congresso, particularmente através do concurso de comunicação científica. Para além da experiência de desenvolvimento profissional que os congressistas levam do evento, nesta 12.ª Edição do Congresso Veterinário Montenegro, os participantes terão a oportunidade de concorrer a dois estágios num centro de referência a nível internacional - Dick White Referrals.

Outra das novidades desta edição do Congresso é a vertente solidária, onde 25% do valor da inscrição dos participantes reverte para a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) que apoia a preservação do burro mirandês, raça tipicamente portuguesa que está em risco de ficar extinta nos próximos 50 anos.

Em paralelo ao XII Congresso do Hospital Veterinário Montenegro para médicos veterinários, decorre a formação, dentro da mesma temática, para a classe de Enfermagem Veterinária - o V Congresso Enfermagem Veterinária.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.