O excedente de vacinas contra a gripe A, que sobrou o ano passado, será distribuído gratuitamente este Outono, nos centros de saúde, «a todas as pessoas até aos 65 anos de idade, que não tenham outra patologia associada e que queiram fazer a vacina», anunciou a sub-directora geral da Saúde.

Os interessados devem dirigir-se «ao seu centro de saúde e pedirem a vacina», sem quaisquer custos, «e sem necessidade de provar que têm direito», explicou Graça Freitas, sublinhando, no entanto, que os utentes devem ser saudáveis.

«Não é um ano pandémico», ressalvou a responsável, acrescentando que, «em princípio, será um ano mais calmo, até porque o vírus já circulou o ano passado e muita gente já teve imunidade». Contudo, o H1N1 vai continuar a aparecer, ainda que de forma mais calma, pelo que «temos de estar atentos», já que «o vírus da gripe é muito imprevisível».

Da campanha de vacinação do ano passado, disponível apenas para casos particulares de cidadãos, sobraram 1,5 milhões de vacinas e Portugal ainda tem mais alguns milhares para receber da encomenda que fez. Ainda assim, Graça Freitas não sabe se o número será suficiente para a procura, mas, garantiu, há sempre a possibilidade de realizar uma nova encomenda.

Fonte: Lusa

2010-10-07

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.